segunda-feira, 17 de março de 2014

DIA MUNDIAL DO TEATRO - 27 DE MARÇO DE 1999 -IGUATU CE

DIA MUNDIA DO TEATRO
27 de março de 1999
Como sugiu as primeiras manifestações em Iguatu.

Com a reorganização da AITA entidade representativa dos atore amadores de Iguatu e a vontade de fazer teatro é que no dia 27 de março de 1999 saem em cortejo pelas principais ruas da cidade atores e atrizes todos bem caracterizados chamando a atenção dos populares. Foi do CSU  ( Centro Social Urbano) que os artistas se preparam para o cortejo, usando seus adereços, figurinos e bem maquiados depois de prontos saíram para os espetáculos nas ruas. De estandarte nas mãos iniciam o cortejo na rua 21 de abril no tradicional bairro do PRADO. Após percorrerem as ruas centrais da cidade os grupos concentram-se na Praça da Caixa Econômica onde  apresentaram as esquetes teatrais, formando uma ciranda e atraindo as pessoas que por ali passavam e se concentravam.
A programação tinha a frente à principal força do teatro iguatuense na época, o GRUPO METAMORFOSE DE TATRO que aglutinava outros grupos para participarem das manifestações. O grupo  levava aos palcos dois e as ruas espetáculos que estavam em cartaz, O ECLIPSE E O AUTO DA CAMISINHA sob a direção de Cleodon de Oliveira.
A TRUPE LOCOMOTIVA DE TEATRO completa seu primeiro ano de vida e se apresenta com o espetáculo INERESSE NEM TANTO!  O GETAPI participa do cortejo caracterizado com o figurino da peça A CABEÇA DO HOMEM QUE DISSE NÃO,  espetáculo em cartaz na época, sob a direção de Demontier Carvalho.  OGUPO CIRANDA DE TEATRO abrilhanta a festa com seus atores Mirins e a CIA CHACOALHO TEATRO DE BONECOS  encanta as crianças com seus bonecos irreverentes.
A BANDA MUNICIPAL MANOEL FEREIRA sai à frente tocando antigas machas carnavalesca sob a maestria do regente Francisco Prudêncio, contagiando os artistas e a platéia que prestigiava o evento mesmo sem ainda entender bem o que aquilo significava. A partir de então essa data passou a fazer parte do calendário de eventos culturais do município. O evento teve o apoio do SESC e a realização da AITA


 Cleodon de Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário