sexta-feira, 28 de março de 2014

27 DE MARÇO DE 2003 - DIA MUNDIAL DO TEATRO

DIA MUNDIAL DO TEATRO
27 de Março de 2003
     Ria,  emocione-se, cante, comemore conosco o Dia Mundial do Teatro na mostra de 24 a 27 de março de 2003.
Assim foi feito um chamamento aos que amam e apreciam o nosso teatro. Aqueles que nunca viram uma peça teatral.
     Mais uma vez sem medo do vazio, a platéia atendeu ao nosso clamor e lotou o auditório do SESC, atores, atrizes mostram que Iguatu fa\ Arte, faz Teatro. Veja agora como foi comemorado o Dia Mundial do teatro no ano de 2003 em nosso município.
 O tradicional cortejo virou marca registrada dos festejos em comemoração ao dia 27 de março. Pelas ruas artistas saem com suaus perssonagens acompanhado da Banda Municipal qu toca um repértório bem alegre e contagiante.
     A mostra trouxe ao público exposição da história dos grupos de teatrais de Iguatu, essa expoaiçao também foi tornado-se algo de grande relevância na programação. Grupos como Trupe Aguadalua, Cia Ortaet, Grupo Ciranda, Cia Chacoalho Teatro de Bonecos, Grupo Metamorfose, Comédia Iguatuense e Dupla Face mostraram de forma simples e atrativa suas tragetórias e a importância de se manterem vivos e atuantes.
  Abertura ficou por conta do Aguadalua com o jogo do contente.  
     A mostra foi além do palco do SESC. Os grupos foram às ruas pra mostrarem suas caras, como a Cia Chacoalho com o Detestinha e o Contador de Estórias, Dupla Face - O Rapaz da Rabeca e a Moça da Camisinha, os grupos convidados abrilhantam a mostra no SESC como a Cia Vice-Versa com o Auto da Jurema.  
     Os espetáculos também vão às escolas, como no CAIC, Pólos. O Liceu é agraciado com esses grupos. Romeu e Julieta no colégio São José com a Cia Ortaetfeteatro.  O Colégio João Batista Campos e o Filgueiras Lima recebeberam os atores a atrizes com seus improvisos de teatro de rua.


     Já no teatro  do SESC. O Grupo Metamorfose apresentou Ratos no Porão.
     O grupo convidado de Senador Pompeu apresentou Romeu e Julieta em uma verssão bem diferente da Cia  Ortaet. Aia e o Espelho foi em cena com o Ortaet.I A mostra a cada ano  foise inovando,  a DOSAGEM DE TEATRO foi a grande novidade. Doze horas de apresentações ininterrupta, foram 18 atrações, dentre elas: Show de humor dança. Exposições, peças teatrais, forró pé de serra, foi verdadeiramente à festa do teatro Iguatuense.
     O SESC em parceria com os grupos e outras Instituiçõescomo o Arte Criança,  AITA vem garantindo o sucesso dessa mostra em que se comemora o Dia Mundial do teatro. Foi assim o ano de 2003.
Quero ressaltar a grande importância da presença dos artistas que contribuíram para que esse evento tornasse uma grande marca para o teatro Iguatuense. Figuras como Patricia Venus, Lúcia Morais, Carla Rosana, Aurineide Carneiro, Elenilde Pereira, Claudia Galeno, Aldenir Martins, Cairo Sales , Valder Cesar, Carlinos, Rafael, Damião Ronad, Naldo, Raimundo Junior, Francisco Prudencio, Carlos Henrique, Eduardo Gondin, Gilberlandio, Raimundo Neto, Rheginaldo Linhares e tantos outros  como as crianças do Grupo Sol Nascente, do Grupo Ciranda e convidados. Realmente não é fácil lembrar de tanta gente.

Cleodon de Oliveira










Nenhum comentário:

Postar um comentário