sexta-feira, 7 de junho de 2013

MOMENTOS MARCANTES NA HISTÓRIA DO MOVIMENTO CULTURAL EM IGUATU - 2008

Artistas mobilizam para as comemorações

Foto:Divulgação
Os festejos ao Dia do Teatro contará com apresentações teatrais, musicais, danças, exposições, debates e o tradicional cortejo pelas ruas da cidade
Na edição passado o jornal A Praça entrevistou o dramaturgo Cleodon de Oliveira, que ressaltou as últimas novidades da arte no município. Hoje em alusão ao Dia do Teatro, que acontece no próximo dia 27 de março, os artistas iguatuenses estão preparando uma mostra de arte que acontece entre os dias 26 a 29/03.
Os festejos ao Dia do Teatro contará com apresentações teatrais, musicais, danças, exposições, debates e o tradicional cortejo pelas ruas da cidade.
Segundo atriz e diretora Aldenir Martins, esse ano contará com apresentações de grupos teatrais e de danças de Fortaleza e Caucaia. Ela comentou ainda que esse momento é importante para fortificar os grupos locais através de intercâmbio que promove o encontro de outras realidades além de fomentar o desenvolvimento sócio-cultural, turístico e econômico local.
Foto:Divulgação
O Cortejo já é tradição pelas ruas de Iguatu que além de contar com os artistas o momento envolve a população que vai acompanhando o cortejo
O diretor teatral José Filho fortificou dizendo a tamanha importância que esse vento representa de não só trabalhar a auto-estima dos artistas, jovens e adultos envolvidos, mas que também ela possa perceber que o município produz cultura, faz arte, e que existe uma oferecendo a população ao acesso a outras formas de cultura e arte.
“Iguatu, sendo cidade pólo, precisa assumir essa liderança em outros seguimentos e um deles é o artístico-cultural mesmo porque o Iguatu está vivendo um novo momento que está facilitando o surgimento de novos sujeitos e grupos” comentou Filho.
Para que os festejos aconteçam foram firmadas várias parcerias, entre a Associação Iguatuense de Teatro Amador, secretária de Cultura de Iguatu, Sesc-Iguatu e a Teia Cultural do Conjunto Integrado de Projetos do Médio Jaguaribe, (CIPMJ), além de contar com o apoio de empresários locais como VP Propaganda e Jornal A Praça.
“Eu vejo que existe um fortalecimento dos movimentos e de platéia, visto que Iguatu já possui um público cativo e sempre disposto à apreciação das produções desenvolvidas pelos artistas do município. Esses festejos conseguem agregar todas as linguagens da arte visando ao fortalecimento do fazer artístico como um todo”, ressaltou Aldenir 

Nenhum comentário:

Postar um comentário