sexta-feira, 7 de junho de 2013

JORNAL A PRAÇA REGISTRA AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS EM IGUATU MARCANDO A SUA HISTÓRIIA - MEMÓRIA

Artista comemoram o Dia do Teatro em grande estilo

Foto: Wandenberg Belém
Artistas visitaram a redação para divulgar o evento
Com o objetivo de organizar a classe artística iguatuense, os grupos de teatros de Iguatu, com apoio de empresas, instituições locais e secretaria de Cultura do Município, comemorarão de 25 a 27 de março, o Dia Mundial do Teatro.
Logo mais às 9h um cortejo percorrerá ruas do Centro, convidando a população a participar da programação. Às 14h na Associação Comercial acontecerá um fórum sobre o tema: “Caminhos e descaminhos do Teatro Iguatuense”. Estão reunidos na realização desse evento as trupes Cia Ortaet de Teatro, Grupo Metamoforse, Elo Vanguarda de Teatro e Grupo Renascer, assim como a Cia Foco de Dança e Projeto Arte Criança.

Amanhã, domingo, 26, a partir das 8h, acontecem oficinas de dança e teatro, na escola Alegria de Viver e na Sede do Lions Clube. Às 18 horas estão marcadas apresentações artísticas com teatro de ator, teatro de bonecos, teatro de rua, show de humor, apresentações de dança e ‘show’ de ‘rock’ com bandas locais, na praça da Matriz. De acordo com a organização do evento, durante a programação haverá a participação de um grupo de dança de Fortaleza e de Teatro da cidade de Trairi.

União

Para a artista Carla Rosana Morais, da Cia Ortaet de Teatro, essa mobilização é uma forma de união e de organização dos grupos de teatros do município. “Acho louvável essa iniciativa dos artistas porque podemos mostrar ainda mais nosso trabalho e cobrar mais ações e realizações da cultura em nossa cidade”.

Cairo Sales, do grupo Metamoforse de teatro, ressalta que com a criação desse movimento independente realizado pelos próprios grupos, além da união dos artistas em lutar por objetivos comuns, aumenta a responsabilidade deles em querer fazer um evento bem organizado e conseqüentemente mostra melhores resultados para o público.

A atriz Aldenir Martins, da Ortaet, acrescentou que outro objetivo do evento é mostrar que em Iguatu se faz teatro e que com a boa aceitação do público fica mais fácil angariar apoio junto à iniciativa privada e governamental. “Aqui fazemos teatro e muito bem”.

Sem teatro

Um dos questionamentos mais freqüentes da classe artista local é falta de locais apropriados para ensaios, reuniões e realizações de oficinas para os artistas. Eles esperam que o teatro municipal tenha suas obras concluídas para abrigar a classe artística.

ADICIONAR COMENTÁRIO


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário