domingo, 12 de janeiro de 2020

HISTÓRICO DO GRUPO METAMORFOSE DE TEATRO - PRIMEIRA FASE


HISTRICO DO GRUPO METAMORFOSE DE TEATRO


A PRIMEIRA FASE DE 1985 A 1987
O grupo Metamorfose de Teatro foi fundado em 20 de abril de 1985 na pastoral de juventude do meio popular, na paróquia do prado. O grupo foi criado pela necessidade de se fazer arte e atingir as metas propostas pelo grupo, uma delas transformar através da arte, porém, antes da criação do grupo os jovens que participavam do teatro apenas encenavam textos bíblicos, como a paixão de Cristo, o nascimento do menino Jesus, sempre com o objetivo de evangelizar, sem questionar os problemas sociais, culturais e políticos da época. Foi aí que surgiu a ideia se criar um grupo que fosse além da religiosidade e que contribuísse para a transformação da sociedade, daí metamorfose, inspirado na música do Raul Seixas, metamorfose ambulante.
Ao surgir a campanha da fraternidade com o tema pão para quem tem fome o grupo estreou com sua primeira montagem com um texto escrito pelo professor Eliomar e depois adaptado por Cleodon de Oliveira e Almir Mota com o título travessia. Em julho de 1985, o grupo faz sua estreia com a direção de Cleodon de Oliveira e a participação do elenco também fundador do grupo. O elenco de amadores era formado por: Cicero Guedes, Almir Mota, José Pereira, Claudiomar, Nazareno, Deuzany e Edna Paulino. Vale ressaltar que outros jovens ajudaram na fundação do grupo como: Celio de Lima, Mecias Paulino, Pedro e Leo. A peça fez uma pequena circulação pelas comunidades, vila centenário, vila Neuma, salão paroquial e em Cariús-Ce. O grupo sentiu uma necessidade de se expandir e montar outra peça e fez uma nova montagem intitulada “O dono da Terra” de autoria de Cleodon de Oliveira. A peça foi apresentada na I Mostra de Teatro Amador de Iguatu realizada pela União Iguatuense de Universitário (UNIUS) e a Associação Iguatuense de Teatro Amador (AITA) em janeiro de 1986 no salão paroquial da Igreja matriz. A peça só foi apresentada duas vezes. Sem recursos e sem patrocínio o grupo se sentiu impotente e não foi possível levar o espetáculo a frente. O elenco foi composto por: Nilcinho, Nazareno, Almir Mota, Carlos Henrique, Suelena, Nena, Telma Leni e direção de Cleodon de Oliveira.
Ainda em 1986 o grupo Metamorfose conseguiu montar um novo espetáculo, mas só estreou no final do ano, no dia 27 de dezembro. O grupo foi contemplado com o projeto de auxílio montagem apoiado pela Fundação Nacional de Arte Cênica (FUNDACEN) e pela Federação Estadual de Teatro Amador do Ceará (FESTA-CE). A peça de autoria de Cleodon de Oliveira, uma comédia que fez enorme sucesso para os padrões da época, tinha como título “A fortuna do Chico”. Em 1987, a peça circulou pela Região Centro-Sul em cidades como Icó, Acopiara, Cedro, Jucás e ficou em cartaz em Iguatu por uma boa temporada, participando de vários eventos, um deles a II Mostra de Teatro Amador de Iguatu realizada pela AITA. No elenco, novos atores e atrizes compuseram o espetáculo: Cicero Guedes, Claudiomar, José Pereira, Nonato, Iramar, Ioneide Carneiro, Luzilene, Luciana Pio e Cleide. Como auxiliares acompanhavam o grupo: Carlos Henrique, Aurineide Carneiro, na direção Cleodon de Oliveira e assistente de direção Almir Mota.
Após a temporada, alguns atores e atrizes se afastaram e só no segundo semestre uma nova montagem foi feita com a inserção de novos atores e atrizes. A peça “Canção da Despedida” também do dramaturgo e diretor Cleodon de Oliveira foi apresentada na I Mostra de Arte e Cultura Iguatuense chamada Iguatu Faz Arte em virtude do lançamento do Centro de Ativação Cultural Humberto Teixeira (CAC Iguatu) em novembro de 1987. A peça traz no elenco: Luciano, Ioneide Carneiro, Cicero Guedes, Itamar, Eliesio e Aurineide Carneiro e Marijalma Guedes.
O grupo Metamorfose sempre atuou de forma bastante efetiva no movimento de teatro de Iguatu presente nos congressos da FESTA, nas oficinas, nos debates e manifestações culturais reivindicando melhorias e protestando à falta de apoio dos órgãos públicos. Foi um dos responsáveis pela criação da Associação Iguatuense de Teatro Amador (AITA), pelas organizações da Mostra Iguatuense de Teatro Amador (MOITA) e Festival 27 de Março Dia Mundial do Teatro em Iguatu. Os três primeiros anos foram de fundamental importância para a consolidação do grupo, adquirindo mais experiência e compreensão do fazer teatral. O grupo Metamorfose vence sua primeira etapa cumprindo suas metas e conquistando o respeito e credibilidade perante o público iguatuense. 1985 a 1987 foi um período de muitas dificuldades, mas também de conquistas importantes para a categoria e para a cultura do município.

3 comentários:

  1. Parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾 essa exposição do processo de criação do grupo e o propósito é muito bacana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Proponho com esse histórico publicar um livro ou uma revista

      Excluir
  2. Esse histórico do grupo foi bem interessante, a ideia de publicar um livro ou uma revista é bem louvável. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir