segunda-feira, 29 de abril de 2013

CASIMIRO COCO DO CEARÁ


Casimiro Coco do Ceará faz festa em Fortaleza.
Durante três dias de intensa discussão, com mesa redonda, abertura das malas dos bonequeiros do Ceará, e Casimiro Coco, pesquisadores, representantes de Cias de teatro de bonecos e de instituições ligadas diretamente à cultura popular do Nordeste realizaram um importante encontro. Na ocasião desenvolveu-se   um amplo debate acerca da trajetória e dos rumos que  artistas e mestres da cultura popular deverão seguir. Com o objetivo de   fortalecer esse patrimônio cultural foram aprovadas propostas no sentido de transformá-las em políticas públicas. O evento foi marcado principalmente pela   presença desses mestres vindo de vários municípios do Ceará, os mestres do Casimiro Coco que saíram do evento muito otimistas e com um sentimento de valorização muito forte. O evento não se resumiu somente aos debates, várias apresentações aconteceram paralelamente, no TJA no palco da Praça Boca Rica e na casa Juvenal Galeno. Na noite do dia 27 de abril foi feito o encerramento, na ocasião comemorou-se o dia nacional do teatro de bonecos e 40 anos de existência e resistência da ABTB, associação brasileira de teatro de bonecos.        

 
 

Adicionar legenda



Adicionar legenda

 


 

 

ENSAIO DA BANDA CABAÇAL DE VÁRZEA ALEGRE. PONTO DE CULTURABANDA CABAÇAL

BANDA CABAÇAL ENSAIANDO






IGREJA DE VÁRZEA ALEGRE




PONTO DE CULTURA ESURD VÁRZEA ALEGRE


ESURD REALIZA SEMANA DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DA EQUIPE DO PONTO DE CULTURA NO ROÇADO DE DENTRO, Várzea Alegre, de 15 à 18 de abril.

Aconteceu em Várzea Alegre o segundo encontro com a equipe do ponto de cultura com o objetivo de capacitar os participantes que serão responsáveis  para coordenar e monitorar  os grupos envolvidos no projeto-ponto de cultura. Representantes de cada grupo estiveram presentes no treinamento. Na ocasião tiveram a oportunidade de conhecer com mais precisão o significado do projeto. Vários questionamentos foram levantados e as dúvidas foram sendo esclarecidas. A equipe técnica se propôs a fazer a articulação dos grupos existentes na região e em seguida cadastrá-los, de acordo com o interesse de cada um e conforme a formação da equipe. Ficou definido: O grupo de cultura popular ficou com a tarefa de trabalhar com os grupos de reizado, carêtas, banda cabaçal, maneiro-pau e penitentes, sob a responsabilidade do monitor Valdir. Lázaro ficou responsável pelo grupo de música, tais como percussão, forró pé-de-serra, garôtos do samba e frevo. O monitor de arte cênica cuidará da dança e teatro. Com o kit multimídia já instalado o monitor ficará com a missão de capacitar toda a equipe com o objetivo de informatizá-los e manter o ponto de cultura em rede nacional com outros pontos. Marta, a coordenadora ficou certa de manter toda a estrutura do Ponto de Cultura de Várzea Alegre funcionando a contento. Após quatro dias de atividades foram dados os encaminhamentos e ficou agendado para o dia 17 de maio, a inauguração da quadra da ESURD e o lançamento oficial do Ponto de cultura, com uma Mostra da cultura popular da comunidade Roçado de dentro. Outro ponto fundamental foi a parceria firmada com a prefeitura através da secretaria de cultura do município que foi articulada pelo presidente da instituição Vicente Meneses.   







 

terça-feira, 2 de abril de 2013